10/12/21

Assistência Técnica de Informática

No mundo de hoje estamos muito propensos ao uso de equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares, televisores e MP3 players. Mas o que você faria se um desses equipamentos parasse de funcionar sem aviso prévio?

Geralmente, quando alguma coisa dessa quebra nós temos dois caminhos: consertar ou substituir. O primeiro também pode se chamar reparo; e o segundo, troca.

Assistência técnica

Não é sempre que esta opção de reparo é possível, pois nem sempre um problema comum pode ser resolvido somente por meio da utilização de ferramentas domésticas. É então necessário recorrer a uma loja especializada em informática ou a um técnico autorizado para consertar o equipamento. Alguns detalhes importantes são:

  1. Se você tem garantia, é bom lembrar que ela poderá ser invalidada caso o reparo seja feito por terceiros;
  2. De nada adianta comprar um serviço de assistência especializada se você não for vistoriado antes pelo profissional. Alguns problemas podem ser resolvidos em sua residência, com a devida orientação do técnico;
  3. Procure sempre marcar a visita na hora do almoço, pois os trabalhos mais cansativos podem levar uma manhã inteira e, assim como nos serviços da área médica, o cliente não pode decepcionar-se por um atraso;
  4. Muitas lojas especializadas em informática oferecem pacotes que incluem vistoria individual para todos os equipamentos domésticos (fax, telefone, monitor de vídeo etc.), adequando cada um às necessidades do usuário;
  5. A visita técnica deve ser feita preferencialmente pelo próprio vendedor ou, se isso não for possível, por outro seu representante com a mesma habilitação;
  6. O horário e duração da visita dependem do seu compromisso e estipulado no contrato sempre antes do início dos serviços. Não aceite que lhe atrasem o pagamento nem os serviços prestados e exija sempre recibo detalhado assinado pelo técnico. Caso não seja possível visita no mesmo dia, o horário deve ser combinado previamente;
  7. A assistência técnica especializada é muitas vezes necessária para resolver defeitos em equipamentos que já foram consertados por oficinas menos qualificadas.
  8. Importância de escolher a sua assistência técnica com base em um atestado de qualidade.

A assistência técnica é uma das primeiras influências que você deve considerar no momento da compra de um computador.

Isso se justifica em vários aspectos, é o lugar onde você recorre para resolver problemas na maioria dos casos, pois estes são mais comuns do que se imagina e podem afetar a produtividade do usuário.

A falta de manutenção adequada pode acabar afetando outros aparelhos, tornando o serviço mais demorado e mais caro ainda, além de gastar seu tempo.

O atendimento realizado por uma assistência técnica é o primeiro contato do consumidor com uma determinada marca e pode influenciá-lo na hora da compra.

Além disso, a falta de manutenção corretiva no equipamento pode trazer prejuízos, no caso de um malfeito, um defeito ou até mesmo algo inesperado.

Toda empresa precisa realizar manutenções diárias de seus equipamentos e informática, afinal de contas, o computador pode travar na hora mais imprevista possível e causar um problema grave.

Com o aumento do uso de equipamentos eletrônicos, principalmente em períodos de home office, as pessoas têm buscado cada vez mais assistências técnicas para manutenção e reparos em seus computadores e notebooks.

É uma necessidade preservar o maquinário, evitar acidentes desnecessários e transtornos.

Como saber se meu notebook precisa de assistência técnica?

Para saber se um computador ou notebook precisa de uma assistência especializada, primeiro você precisa conhecer os principais sintomas que podem indicar problemas no aparelho:

  • Abre automaticamente programas indesejados;
  • O teclado não responde aos comandos;
  • O computador trava e fica lento, muitas vezes em momentos inoportunos;
  • A imagem é tremida e não responde aos comandos do usuário.

A lista acima é um resumo sobre os principais problemas que podem afetar um computador/notebook, mas nem sempre necessariamente esse aparelho está com defeito.

O caso pode ser simplesmente o fornecimento de energia elétrica ruim onde o usuário mora, por esse motivo é muito importante que você desconfie se certos dos sintomas acima estão afetando de forma constante o seu computador.

Os principais problemas citados acima podem significar milhões de dólares em perdas para as corporações, mas nem sempre um cliente adquire um produto com defeito no final de sua vida útil:

  • O cliente pode ter instalado algum programa indesejado;
  • Em diversos casos, o consumidor pode até mesmo estar tentando fazer um uso ilegal do produto.

A assistência técnica é muito importante para aumentar a vida útil dos dispositivos eletrônicos, mas é necessária muita atenção com os serviços oferecidos por essas empresas, pois elas podem cobrar taxas absurdamente altas muito acima da real vantagem que seu computador possa ter saído de lá.

Vamos à algumas recomendações importantes:

  • Não instale nenhum software sem antes pesquisar seu funcionamento;
  • Entre em contato com o fabricante do produto para saber sobre a assistência técnica mais adequada, pois alguns dispositivos podem ser trocados por um novo ou reformulados;
  • Em caso de dúvidas sobre como utilizar o produto, não procure por "Manual de Usuário", mas sim por manuais online disponíveis gratuitamente na internet que possam esclarecer suas dúvidas.

AJUDA

Precisa de suporte? É só clicar no botão verde que a Ideal Print corre até você.

Site produzido por Digitalize Now.