O cartucho de tinta e o toner são bem diferentes. E uma das principais diferenças entre eles é que no toner a tinta está no formato de pó e no cartucho ela está em estado líquido.
Além disso, podemos destacar a tecnologia como outro ponto de diferenciação visto que a impressora com recarga toner imprime com a tecnologia a laser e, portanto, é mais rápida, nítida e de alta precisão.
Em contrapartida, com o cartucho não há contato direto com o mecanismo e, por isso, é liberada apenas a quantidade exata no papel.
Outro ponto que merece destaque na diferença entre cartucho e toner é a durabilidade. O toner dispõe de maior durabilidade, mas por outro lado é mais caro. Já o cartucho de tinta, embora seja mais barato, dura menos.
O custo-benefício varia conforme a necessidade de uso, mas em geral recomenda-se que impressoras com toner sejam utilizadas para quem tem uma demanda maior de impressão. Para uso caseiro, a jato de tinta é suficientemente útil.
Você acabou de receber seu cartucho de toner novinho, a impressora reconheceu sem maiores problemas, mas quando você pede para imprimir algum arquivo as folhas eventualmente saem manchadas nas laterais, com falhas nos textos ou com pontos ao longo da folha.
A gente entende o quão útil a sua impressora é no seu dia a dia e que qualquer eventualidade apresentada por ela pode atrapalhar todo um cronograma diário. Contudo, o que precisamos que você entenda é que o bom funcionamento da sua impressora não depende única e exclusivamente do fabricante.
Para que a sua impressora funcione sem maiores problemas e, principalmente, sem atrasar seu cronograma de estudos e trabalho, é preciso que você tenha a manutenção da mesma em dia. Uma boa manutenção alinhada com a limpeza do seu equipamento garantirão que a sua impressora esteja em perfeito estado.
Vale ressaltar que toner remanufaturado não causa interferência neste tipo de falha, pois a mesma pode ocorrer mesmo com o toner origianl.
O cilindro é responsável por transferir a imagem do toner para o papel.
Os erros mais comuns apresentados por ele são impressão clara, manchas laterais contínuas e manchas aleatórias que costumam se repetir 4 vezes ao longo da impressão.
O rolo magnético é responsável por carregar negativamente o toner, transferindo-o do reservatório para o cilindro.
Os erros mais comuns apresentados por ele são falhas na impressão, baixa resolução e páginas em branco.
O rolo PCR tem a função de apagar as imagens de impressão do cilindro, preparando-o para uma nova impressão.
O erro mais comuns apresentado por ele são manchas aleatórias que costumam se repetir de 7 a 8 vezes ao longo da página.
A lâmina de limpeza é responsável por manter a limpeza de sujeiras no toner na máquina laser e, dessa forma, garante a qualidade da impressão.
Os erros mais comuns apresentados por elas são listras verticais e grandes manchas na impressão.
A lixeira acumula os resíduos do pó de toner excedentes evitando que o pó tenha contato com outras peças da impressora, o que poderia vir a resultar em uma falha de funcionamento.
O erro mais comum apresentado por ela é vazar pó e manchar a folha e o acúmulo de pó apenas de um lado da lixeira onde pode transbordar e causar manchas parciais na folha.
O toner é a tinta em pó utilizada para impressora a laser.
Os erros mais comuns apresentados por ele são impressão clara, fundo acinzentado e manchas aleatórias.
Antes de mais nada, gostaríamos de frisar que este procedimento só deve ser realizado por profissionais preparados e com experiência no manuseio de toners e cartuchos.
Caso você opte por realizar este procedimento sem reter a habilidade e conhecimento necessários para recarregar toner HP, você pode comprometer a qualidade e o funcionamento do toner HP.
O primeiro passo é retirar a tampa ao lado da engrenagem, onde é preciso desparafusar para obter acesso a uma camada de material fotorreceptor que protege o cilindro.
A tampa, embora consiga ser retirada com facilidade, exige muito cuidado a fim de evitar que quaisquer outras partes da peça sejam danificadas.
Segurar a tampa firme entre os dedos e deslizar a mão entre as pontas do cartucho, acarreta na separação do equipamento, fazendo com que ele se abra completamente.
E, antes de realizar a limpeza do reservatório, desparafuse e retire a tampa do rolo magnético, o rolo magnético em si e a lâmina dosadora.
Para desmontar o reservatório de toner, é necessário retirar o cilindro, o PCE, a lâmina e, com a ajuda de um aspirador próprio para toner, retirar todos os resíduos. Higienize as demais peças com um pano seco umedecido com álcool.
Na lâmina adesiva há uma fita, que é utilizada para fixar o toner HP. É importante limpar essa parte com cuidado, a fim de evitar o vazamento do toner.
Certifique-se de que o PCE está alinhado corretamente e limpo. Do contrário, é necessário realizar uma nova higienização a fim de garantir o bom funcionamento do seu toner e da sua impressora.
A limpeza do magnético deve ser feita com pano seco e benzina retificada e a limpeza deve começar nas pontas, pois é neste local que há acúmulo de graxa. Ao terminar a limpeza, segure-o somente pelas extremidades.
Limpe o cilindro com pano seco e álcool e higienize o reservatório com um pedaço de pano seco. Com o auxílio de um bastonete, limpe o suporte do PCE.
As demais peças de plástico devem ser limpas com álcool. Não se esqueça de passar o bastonete no interior da peça do magnésio.
Logo que finalizar a higienização, chega o momento de montar o toner HP. E, para facilitar este processo, utilize quinar na lâmina, pois é este produto que irá facilitar a movimentação do cilindro e, no suporte do rolo PCE passe a graxa condutiva.
Feito isso, coloque o PCE, o cilindro e a tampa e teste a movimentação do cilindro.
Para evitar qualquer tipo de problema no funcionamento, retire completamente todos os resíduos de quinar.
Com suaves batidas com as pontas dos dedos, garanta o encaixe ideal do toner no cartucho.
Coloque a lâmina fixadora e garanta que não haverá vazamentos de toner apertando-a bem. Não se esqueça da tampa da lâmina.
Retire a tampa do toner para unir as duas partes dele e parafuse as partes necessárias. Coloque a mola no lugar e troque o chip.
Lembre-se de que cada impressora possui especificações próprias de acordo com marca, modelo e data de fabricação, portanto, confira se a sua máquina ou se o seu modelo de cartucho possui alguma indicação específica.