Quem tem um notebook sabe que, muitas vezes, é necessário fazer manutenção neles.
Esses equipamentos geralmente têm uma vida útil na faixa de dois a cinco anos.
Para quem costuma usar o aparelho todos os dias, com essa duração, seria preciso trocar por um novo antes dos cinco anos passarem!
Apesar dessa limitação da vida útil dos notebooks, alguns problemas apresentados pelo seu equipamento podem não ser tão simples assim de resolver e, por isso, demandam diversas etapas para serem resolvidos.
Embora eles apresentem alguns problemas eventuais devido ao uso, seus problemas mais comuns são de hardware, porque todos os componentes necessitam estar em contato para que tudo funcione direito.
Nesse caso, quando um notebook apresenta alguns dos problemas citados acima é melhor trocar o computador do que tentar consertá-lo?
É preciso levar em consideração algumas questões nessa hora.
Ao optar por fazer a manutenção no seu notebook, é plausível que você tenha dúvidas. Afinal, não são todos os profissionais que entregam os resultados esperados e, além disso, precisamos levar em consideração que esses equipamentos são delicados.
Outro fator importante a ser levado em consideração, é a facilidade de conseguir um notebook novo pelo mesmo preço de um usado.
Existem uma variedade muito grande de notebooks disponíveis para compra hoje no mercado. Cada um com suas funcionalidades e tecnologias que vão atender as necessidades de cada usuário individualmente.
Notebooks são equipamentos de alto valor agregado, cujas peças custam mais caro que Notebooks inteiros novos.
E, ao adquirir o seu equipamento direto em uma loja, você consegue uma garantia de 1 ano e, a substituição dos componentes que apresentarem algum defeito neste período, é realizada pelo próprio fabricante.
Isso possibilita que você não leve o seu Notebook em qualquer assistência técnica, correndo o risco de pagar por um trabalho que agrave ainda mais o problema do seu equipamento.
A boa notícia é que os técnicos que cuidarão de seu notebook saberão exatamente o que fazer para que ele volte a funcionar perfeitamente sem maiores problemas.
Obviamente como qualquer outro equipamento eletrônico, o seu notebook também pode apresentar alguns problemas que podem não ter solução ou, pelo menos, não ter a solução mais simples e barata do mercado.
Isso acontece, normalmente, quando as peças são fabricadas com materiais mais frágeis e que não aguentam o uso contínuo dos Notebooks.
A boa notícia é que, de uma forma ou de outra, nenhum problema é irreversível.
A notícia ruim é que, muito provavelmente, esses problemas que parecem ser bem mais complicados do que problemas comuns em notebooks e equipamentos eletrônicos, podem apresentar um custo um pouco mais elevado do que o que você estaria disposto a pagar.
Ainda assim existem soluções que podem ser tentadas para você conseguir resolver seu problema.
Talvez essa seja a maior dúvida que você tenha em relação ao conserto do seu notebook. E a gente entende que essa dúvida é viável.
Quem nunca se traumatizou quando foi à uma assistência técnica e descobriu que o seu notebook tinha muito mais problemas do que realmente aparentava?!
Pode ser até que, em alguns casos, isso seja verdade. Mas todo mundo já sentiu que isso acontecia só para que você pagasse mais por um serviço muito simples.
Esse tipo de atitude de profissionais que não são comprometidos com o seu trabalho e nem com a confiança do seu possível cliente, acaba atrapalhando o serviço de outros técnicos que estão realmente dispostos a resolver o seu problema de forma séria e justa.
É importante para você, consumidor, entender qual o processo adotado no conserto do seu notebook.
Ao invés de você receber uma máquina alterada por um preço bem maior do que o aparente, lembre-se sempre que é possível ter um trabalho profissional e bom se optar pela manutenção.
É claro que esse processo não acontece em todos os casos. Cabe a você escolher qual fornecedor será o responsável pela reparação.
Em muitos casos, escolhemos a assistência técnica por pesquisas feitas no Google e nem sequer olhamos as avaliações.
Acontece que, no caso de equipamentos tão delicados e importantes como os Notebooks, devemos tomar todo o cuidado necessário.
Pensando nisso, resolvemos apontar alguns cuidados que você deve tomar na hora de escolher a assistência técnica em que você levará o seu notebook.
Cuidados que você deve ter na hora de levar seu notebook para consertar
Converse com um amigo. Dê uma pesquisada no Google e olhe alguns resultados de empresas e profissionais da sua cidade.
Vale lembrar que, se você usa aparelhos de última geração ou modelos mais atuais, é importante ter em mente que certo desgaste natural acontece e, consequentemente, inclui problemas de manutenção.
Nem sempre a primeira empresa que você encontra é a mais séria. Por isso é importante estar atento às avaliações de outros usuários. Dessa forma você consegue saber se a empresa é confiável, se resolve o problema e qual o custo do serviço.
E não só avaliar pelos preços baixos! Uma empresa que faz um ótimo trabalho pode ser mais cara, mas vale a pena porque você economizará dinheiro no futuro.
Algumas pessoas fazem apenas um orçamento e, achando que não podem pagar mais caro, preferem acabar aceitando a primeira proposta. Porém, isso prejudica o orçamento do cliente futuro e também ajuda a fornecedora menos profissional.
Quem trabalha com assistência técnica consegue oferecer preços um pouco mais baratos porque sabe que vai encontrar uma demanda maior no mercado se der um serviço de qualidade ao cliente.
Além disso, fazer mais de um orçamento, te garante identificar o problema que o seu notebook possui, e assim poder pagar o valor justo pelo seu conserto.