Embora o toner seja bastante confundido com os cartuchos, existem algumas pequenas diferenças entre ambos.
O cartucho é um recipiente de tinta que contém compósitos químicos, enquanto o toner é uma partícula de carga negativa (partícula negra) suspensa em um fluido, geralmente óleo vegetal.
Uma impressora laser utiliza a energia da luz para imprimir as imagens e os textos na folha de papel por meio da fusão do material utilizado pelo toner e formando assim a imagem.
Como o toner é uma espécie de pó, ele não mancha as impressoras com recarga toner e nem o papel.
Já os cartuchos, que contêm tinta em um estado líquido, já possuem melhor cobertura do papel e qualidade de impressão melhorada, porém podem manchar sua máquina de impressão caso você tenha uma infiltração de água ou um curto-circuito.
Além disso, os cartuchos possuem vida útil mais curta que toners não tóxicos. A duração do cartucho pode variar entre 200 e 700 impressões, contra as 2 milhões de impressões dadas pelo toner.
Apesar disso, há tipos de cartuchos para cada modelo de impressora, os quais são fixados no equipamento da mesma maneira que se fossem toners.
Resumindo, os cartuchos de tinta são compostos por uma cabeça e um tambor, pelo menos na teoria. Na prática, os fabricantes utilizam o mesmo tambor para várias marcas/modelos de impressoras, com pequenas alterações na colocação dos componentes internos segundo a necessidade do modelo da máquina.
Isso torna inútil qualquer recarga feita em outro equipamento, exigindo cada vez que você compre o produto novo.
O toner em si, sozinho, não imprime, para que ocorra a impressão é necessário que haja um mecanismo de transferência da informação para uma bandeja feita de alumínio onde estará depositado algumas gotas do produto. Essa bandeja é pré-carregada e nada mais é do que um tambor, como já mencionamos.
São elas:
Cilindro negro, é uma peça metálica onde estão os alojamentos para os pigmentos de impressão. É o principal responsável pela cor do papel impresso;
Bandeja, ou tambor, é uma peça em alumínio no centro da qual fica alojado o cilindro negro;
Reservatório de tinta, pode ser feito de vários materiais como jato de isopor (plástico), polipropileno (PP) e polietileno (PE). É neste local que fica a tinta, logo abaixo do cilindro negro;
Ventosa de agitação, uma peça pré-moldada em nylon medindo apenas 7mm de altura (ao lado do reservatório) e localizada próxima às ventosas atuadoras. É um componente indispensável para suprir o resíduo de tinta durante as primeiras impressões;
O Toner HP possui vida útil entre 2.200 a 4.800 impressões (depende do modelo). Há outras marcas de toner existentes no mercado como o Fuji Xerox, Ricoh, Sharp etc., mas são usados em uma menor escala, porém podem apresentar problemas de qualidade ou durabilidade inferior.
O toner HP é o produto responsável por proporcionar qualidade nas impressões e acabamento do papel. É também importante salientar que os toners HP possuem uma vida útil muito superior aos cartuchos convencionais, já que são fabricados com matéria prima de altíssima qualidade.
A HP é considerada uma das maiores fabricantes de toners do mundo, estando em primeiro lugar de penetração no mercado de impressoras.
A HP é uma marca já conhecida e confiável, além disso seus modelos são modernos e com recursos tecnológicos que proporcionam qualidade nas imagens e usabilidade, entre outros benefícios.
O principal benefício de se utilizar toner HP é a maior qualidade das impressões, tanto na qualidade da imagem quanto no acabamento do papel.
Outro benefício é que o usuário conta com vários recursos tecnológicos para facilitar o seu trabalho.
A HP é uma marca de impressoras que oferece qualidade e durabilidade.
Os toners HP são as principais peças de reposição, o custo-benefício desses produtos é excelente, pois seu preço não é tão alto quanto os da concorrência e ainda existe a vantagem de serem fabricados pela própria marca. Além de ter a maior durabilidade e maior capacidade em seus cartuchos.
A HP é uma marca consagrada no mercado mundial de eletrônicos e informática.
Se você possui uma impressora HP, mas, por algum motivo o toner não funciona corretamente sabendo que ele deve ser carregado (se for um laser), poderá ter certeza absoluta de que sua impressora estará com defeito.
Por isso, existem empresas especializadas para oferecer manutenções preventivas de seus equipamentos. Ao contratar esse serviço o usuário estará garantido com a qualidade dos serviços prestados pela empresa, além de ter uma maior segurança e tranquilidade.
A impressora HP possui um sistema de troca automática de toner, onde ela detecta qual o tipo e quantidade de toner em uso.
Entretanto, se a impressora estiver com defeito, não haverá a troca do toner porque a mesma nunca saberá que tipo e quantidade foi utilizado.
Para saber se sua impressora necessita realmente da troca do toner é preciso verificar se você possui uma mensagem na tela informando que o mesmo está gasto. Caso sim, procure uma assistência.
O uso do toner HP é um dos métodos mais modernos para a impressão de documentos. Por ser um processo ecológico, o conteúdo das impressões não polui o meio ambiente.
No entanto, por se tratar de materiais sintéticos, certas precauções precisarão ser tomadas com relação a esse produto. Os principais cuidados que você precisa ter com seu toner são: